terça-feira, 27 de março de 2012

Movimento Baixo Centro


Ainda dá tempo de curtir algumas atrações do primeiro festival baixo centro, organizada pelo movimento de mesmo nome, a ocupação foi financiada, gerida e produzida coletivamente:

"O BaixoCentro é um festival de rua colaborativo, horizontal, independente e auto-gestionado realizado por uma rede aberta de produtor@s interessad@s em ressignificar esta região da capital de São Paulo em torno do Minhocão, que compreende os bairros de Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elísios, Barra Funda e Luz.

É um movimento de ocupação civil que pretende fissurar, hackear e disputar as ruas. Todos os passos da produção são feitos de forma associativa, aberta e livre. Não há ninguém por trás: empresas, ONGs, governo. O financiamento também é coletivo e associativo, via crowdfunding e outras formas independentes de arrecadação (leilão, rifa, doações).

A primeira edição vai ocorrer entre 23 de março e 1 de abril de 2012. Toda a programação é gratuita, mesmo se ocorrer em espaços fechados, e aberta à intervenção. Estão tod@s convidad@s a intervir – com a voz, o corpo, as ideias.
Conheça melhor o movimento em baixocentro.org
Fale e faça parte da lista de e-mails em baixocentro@googlegroups.com
Influencie o movimento em facebook.com/groups/267983516569073
Sugira ações para o festival em chamadapublica.baixocentro.org
Acompanhe o festival em facebook.com/baixocentro
Participe do festival em programacao.baixocentro.org"

MIS e ®NOVA










Já sentia a necessidade de catalogá-lo aqui, O Festival que acontece lá esse mês serviu de incentivo.

O Museu de Imagem e Som, na ativa desde 1970, 
localizado na sequência da Augusta, sempre foi um espaço de "Tradição e Ruptura". Nas poucas visitas que fiz pude confirmar essa descrição extraída do site:

"O novo MIS tem suas atividades garantidas por uma parceria público-privada gerenciada pela Organização Social de Cultura Paço das Artes e atua baseado em quatro áreas, pensadas para agir de forma coordenada e complementar: Acervo, LABMIS, Programação e Site. Você notará que o MIS voltou para integrar e aglutinar os valores destes novos tempos da cultura."

O Museu, além de exposição, é também espaço para oficinas, cursos, espetáculos e eventos diversos. Abaixo Release da 
5ª edição  do festival internacional de artes  ®NOVA e sua programação no MIS.

"®NOVA é uma experiência nos espaços do uso da cor, luz, texturas, música,   design, composições artísticas colaborativas e integradas. A emoção do ambiente e da interatividade, numa mostra em múltiplas dimensões. Do desenho à mão à arte digital; da imagem em movimento à convergência multimídia; da transgressão de limites e formatos ao improviso ao vivo; das intervenções colaboradas aos shows de música mais contemporâneos. Uma mostra em construção, onde o processo criativo é evidenciado num “ work in progress“ constante, uma combinação de arte visual, música, experimentalismo, técnicas contemporâneas, recursos tecnológicos e arrebatamento.

Os artistas irão se revezar para trabalhar em colaboração, ocupando os espaços em camadas de forma que a exposição esteja sempre viva e só seja finalizada na última semana. 
Entre os artistas convidados estão Bill Viola (EUA), Mouse on Mars (Alemanha), Jay Jay Johanson (Suécia), Gonjasufi (EUA), Levi Van Veluw (Holanda), Thiago Pethit (Brasil), Yolanda Dominguez (Espanha), Ryoichi Kurokawa (Japão), Mulheres Barbadas (Brasil), Boris Hoppek (Alemanha), Good Wives & Warriors (Inglaterra), Rafael Rozendaal (Holanda), entre outros.

Confira a programação completa:

07 a 27 de abril - Instalação/ Mural/ Performance/ Música/ Vídeo/ Ao Vivo

Yolanda Dominguez (Espanha) – performance
Zimoun (Suiça) - instalação 

Frederik Heyman (Bélgica) - instalação 
Boris Hoppek (Alemanha) – mural
Yang02 (Japão) - performance
Graham Caldwell (EUA) - instalação
Levi Van Veluw (Holanda) – instalação
Penique Productions (Espanha) – instalação
Shima (Brasil) – performance 
Astrid Rieger (Alemanha) – video 
Rafael Rozendaal – (Holanda) – instalação
Christopher Scullion (Irlanda) – música
Fupete (Itália) – mural
Good Wives & Warriors (UK) – mural
Koen Delaere (Holanda) – mural
Basavizi (Brasil) – performance 
Die Niemands (Alemanha) – video 

Shows
13 de abril, 21h – Auditório MIS 
Thiago Pethit (Brasil) - música 
Beast (Suécia) – música

17 de abril, 21h – Auditório MIS 
Jay Jay Johanson (Suécia) – música
Ljudbilden & Piloten (Suécia) – música

22 de abril, 19h – Auditório MIS 
Sóley (Islândia) – música 
Nils Frahm (Alemanha) – música
Rosa Menkman (Holanda) – video 

Cinema
06, 07 e 08 de abril,19h às 23h - Auditório MIS
Bill Viola (EUA) – maratona de cinema 

11 de abril - Auditório MIS 
Sabrina Ratté (Canadá) – às 20h
Olaf Breuning (Suiça) – às 21h

12 de abril - Auditório MIS 
Emilio Gomariz (Espanha) – às 20h 
Thorsten Fleisch (Alemanha) – às 21h

25 de abril - Auditório MIS 
Juan Rayos (Espanha) – às 20h
Astrid Rieger (Alemanha) – às 21h

26 de abril - Auditório MIS 
Shima com Besavizi (Brasil) – às 20h
Protey Temen (Rússia) com Akin (Brasil) – às 21h

27 de abril, 20h – Especial encerramento
Computer Jay (EUA) – música
Christopher Scullion (Irlanda) – música
Basavizi (Brasil) – música
Afasia (Brasil) – música
Mirella Brandi & Muepetmo (Brasil) – música

MIS - Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158

Exibir mapa ampliado

Tranquera Dubstep @ Vegas


O Dubstep sempre esteve ligado aos seus primos eletrônicos e Jamaicanos, por aqui participa em conjunto nas festas, mas vem ganhando espaço e atuantes exclusivos do estilo. A Tranqueira é um exemplo.

"A Tranquera é a primeira noite Dubstep do Brasil. Desde 2005 seu sound system traz o gravenecessário para sentir seu verdadeiro diferencial: a tremedeira intensa provocada pelas baixas freqüências do espectro sonoro. O DJ residente Bruno Belluomini recebe convidados a cada edição."

Tranquera Abril:

13/04/12, sexta-feira
Basement: Mais infos em breve
Lobby: Mais infos em breve
Lista amiga: mais infos em breve
Proibido para menores de 18 anos. Aceita os cartões Amex, Diners, Mastercard e Visa.
Não aceita cheques. Não aceita reservas.


Rua Augusta, 765

Exibir mapa ampliado

MUBE



"O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura é uma instituição privada de interesse público criada para promover a arte em seus diversos segmentos, escultura, pintura, fotografia, grafite, desenho, música, cinema. Localizado em São Paulo, abriga uma ampla programação, com especial atenção à produção escultórica brasileira. O museu recebe, anualmente, de 80 a 100 mil pessoas, para ver seu acervo, visitar suas exposições, participar de suas atividades educativas, ou conhecer a arquitetura do edifício.
programação do MuBE é extensa e diversificada. As exposições apresentam a produção atual de artistas reconhecidos internacionalmente, além de abrir espaço para divulgação de novos nomes do panorama artístico nacional. Além delas, o museu também oferece a seus visitantes diversas opções de educação e cultura, entre cursos, seminários, palestras, recitais, feira de antiguidades, gastronomia, peças teatrais, filmes e vídeos."

Se serve de sinal, não é a primeira postagem dele aqui. Exemplo da programação, a exposição fotográfica "São Paulo Mon Amour" vai até dia 1.
Outro projeto interessante é o "MuBe Virtual" um acervo digital, um banco de dados com imagens e informações da produção escultória brasileira, incluindo as expostas ao ar livre.


MuBe
Av. Europa, 218

Exibir mapa ampliado

,