terça-feira, 20 de julho de 2010

Comunidades de moda e estilo: Uma revolução no vestir.





Depois de ter sido inspirado(a) pelos Street Style Blogs, e ter feito aquela produção que tal receber um feedback sobre sua montagem e figurino de pessoas que se parecem com você que tem estilos semelhantes ao seu.

As comunidades de moda e estilo (Fashion/Style Communities) tem revolucionado a maneira como as pessoas se vestem e se inspiram e com isso o próprio Design, a produção e a comercialização de moda.


O design é afetado de diversas formas, cada vez mais o cliente final palpita na criação dos modelos, muitas vezes de maneira direta como acontece no site Threadless.
A produção de moda muda com o crescimento de comunidades que fiscalizam a
This Content of online shopping taken from htt...
s leis trabalhistas como é o caso da rede “labour behind the label” e um de seus membros Fashioning an Ethical Industries(FEI) que promovem práticas para o melhoramento das condições trabalhistas em todo o mundo com diversas ações no plano real que integram marcas , empresas, designers e estudantes.
Há também o crescimento de comunidades que comercializam produção artesanal, confecção de designers independentes e peças de segunda mão como os blogs-brechós, etsy ou mercado livre
A comercialização vai no embalo do crescimento continuo do e-commerce, hoje no embalo dos clubes de compras como por exemplo o brandsclub, coqueluxo ou privalia. Se precisar de convites me avise
Algumas comunidades agregam diversas dessas novas mudanças em uma só, como é o caso da SenseofFashion e StyleCaster, que além de permitir que os membros troquem comentários sobre looks enviados ainda permitem que eles comercializem suas criações, indiqcam marcas e produtos com base no tempo e clima locais de cada usuário e ainda enviam essa e outras informações para o telefone celular do membro da comunidade.
Agora para se inspirar e receber feedback sobre seu estilo, listo as comunidades onde basicamente se faz o upload de uma foto e se espera receber comentários.Para mim são as mais twittadas e comentadas na web.
A única brasileira da lista, é bem semelhante a Polyvore grande sucesso de comunidade de moda, “O byMK é uma rede social brasileira de Moda e Estilo, gratuita onde os usuários têm a oportunidade de viver a experiência de criar seus próprios looks com as peças que são colocadas no site pelos nossos parceiros ou que são capturadas da Internet pelos próprios usuários, podendo compartilhar opiniões, criar contatos e exercitar sua criatividade. Todas as imagens de itens e looks criados pelo usuário podem ser compartilhadas, possibilitando total interação” (descrição no site).
É bem adolescente mas a galera dos vinte e poucos ou tantos ta marcando presença, o mais legal é que em cada upload vc tem a opção de editar sua foto online com um plugin no site do editor picnik.
Aqui street style não é tão forte mas para mim o conceito e o clima do estilo são mais favorecidos.
A chictopia é a mais focada nas roupas e envolvida com a indústria da moda. Aqui você pode navegar por cor e tipo das peças, local, estilo e genero de quem usa, entrar em discussões etc…
Semelhante ao chictopia porem bem mais Europeu. Voce tambem acompanha oque as pessoas que vc segue estão vestindo ou organizando em uma interface semelhante ao twitter.Também em português.
bem mais simples que os dois acima mas totalmente street, com uma pegada estados unidenses e latina.
Para os "fashion victms" o “Stylyzer” da covet.com. Essa ferramenta analisa seu estilo, te enquadra em uma categoria, mostra alguns famosos que se vestem como você e periodicamente te envia emails com peças do vestuário que tem a ver com o seu resultado mais alguns filtros que voce pode configurar como preço, cor e outras características. Já ouvi dizer que é o seu Personal Shopper virtual ou seja, te ajuda a fazer as melhores compras conforme seu gosto e preferencias.
bjs e abs; se quiserem podem me procurar nas comunidades, estou sempre com o nick "plexo" ou ismael trabuco. vejo vcs por aí na rede ou na rua ;)



2 comentários:

gabi disse...

Mandou bem Ismael =D

Bjo da Gabis

Ismale Trabuco disse...

valew! ;*

,